sexta-feira, 23 de maio de 2008

Canais de distribuição globais....

Como já devem ter reparado, esta historia de que a globalização permite mil e uma coisas está mesmo enraizada.... e aparentemente todas estas coisas são boas ( pelo menos aos olhos dos principais lideres mundiais, quer politicos, quer de opinião ).
Contudo uma das coisas que a globalização nos trouxe e que nós vemos como fantastica é o ir ao supermercado e termos à nossa disposição produtos vindos de 10.000 Km de distancia e tomarmos isso como uma coisa normal.
Será que isto é uma coisa normal?? Será que não nos apercebemos que esse fenomeno só acontece +/- à 30 anos e que nós o aceitamos como uma coisa que vai ser sempre assim??? O que acontece é que para esse produto chegar até nós a um preço razoavel tem que ser o resultado de uma exploração ou produção intensiva baseada em consumos em larga escala de petroleo. Além de todo o consumo para a produção existe ainda toda a cadeia de distribuição que tambem assenta no recurso generalizado a petroleo.
E se fizermos este exercicio para o nosso carrinho de compras e para a maior parte dos produtos que encontramos no supermercado depressa nos apercebemos que sem um consumo em larga de petroleo provavelmente nao tinhamos acesso a 95% dos produtos.
Estes canais de distribuição globais funcionam como o motor de escoamento das produções excedentarias localizadas que existem no mundo, funcionando como um distribuidor mundial de recursos.
Se estes canais deixarem de funcionar atraves do preço proibitivo do petroleo ou mesmo da sua escassez ou desaparecimento como é que nós vamos ter acesso a todos esses productos a que estamos tão habituados?? Como é que os grandes produtores vão escoar os seus produtos?? O que fazer com industrias dimensionadas a uma escala global que apenas vão servir para abastecer o mercado interno dentro de um raio limitado de acção???

Sem comentários: